quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Constantine

Constantine - 2005
Diretor: Francis Lawrence
Elenco: Keanu Reeves, Rachel Weisz
Baseados das histórias de quadrinho "Hellblazer" da Vertigo, criado pelo grande mestre Alan Moore. BASEADO. Como qualquer filme baseado em quadrinhos, teve inúmeras diferenças, mas na primeira vez que vi não notei nenhuma, pois não conhecia John Constantine.
Nascido com um dom que não pediu, John pode ver criaturas angelicais e demoniomaníacas. Ao tentar se livrar esse dom, se suicidou, permanecendo dois minutos no Inferno. Acabou voltando a vida, sem saber como mas a única certeza que tinha que ao morrer novamente iria voltar ao Inferno, como punição de ter tirando a própria vida. Tentando "comprar" o seu lugar no Céu, vive mandado demônios de volta para o Inferno.

Mas o tempo da salvação de sua alma esta acabado. Devido o seu vicio do cigarro, desenvolveu um tumor que o matara em menos de um ano. Ao mesmo tempo que tenta salva a sua alma, John nota que as trevas estão quebrando o "equilíbrio" , tentando trazer o filho do chefão de baixo para dominar a Terra.

Com o suicídio de sua irmã, Angela pede ajuda de John, que reluta a ajuda-la. Ela serve para nós,observadores, aprender as regras desse mundo, quando John a explica tudo.

Vale notar as diferenças do filme com a HQ. John é um inglês loira que vive em Liverpool,enquanto no filme é um americano de Los Angeles com cabelos escuros. O interessante que dessa vez que assisti, foi depois de ter lido inúmeras historias dele nos quadrinhos, mas também notei várias e várias coisas que nunca tinha notado. As placas do táxi : "City of Angels", o próprio nome da cidade, a cena clássica do trailer quando Angela fica, causamente, na frente de uma imagem de Maria. Eu achei o Inferno muito bem retrato. É como falou o diretor nos extras, se uma pessoa morreu em Los Angeles, vai para a versão infernal da cidade, se alguém morreu em Nova York, vai para Nova York infernal; assim como o Céu.

Gostei muito do filme, tanto na primeira vez que assistir, como agora. Como já falei antes, quando assistir pela primeira vez nem sabia o que esperava do filme. Mas valeu a pena, pois me apresentou ao universo fantástico dos quadrinhos de Alan Moore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário