sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Pânico

Scream - 1996
Diretor: Wes Craven
Elenco: Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox

Lançado em 1996, eu finalmente assisti esse filme que é uns dos poucos filmes de terror citado no livro "1001 Filmes para Assistir Antes de Morrer", mas não foi esse ponta pé que me lançou a vontade de ver "Pânico", a vontade cresceu depois de ouvir o RapaduraCast sobre esse filme (se quiser ouvir o programa,clica no nome).Quando era pequeno e iria ser exibido na Rede Record, meus pais não deixaram assistir por causa da minha idade na época (eu tinha quase 10 anos). Então não sei como foi a reação das pessoas na época. Mas enfim, finalmente assisti.

Dirigido pelo criador de "A Hora do Pesadelo", Wes Craven, "Pânico" é um filme de homenagens ao gênero terror. "Pânico" é um filme de terror repleto de clichê e que fala sobre as "regras de como sobreviver num filme de terror".
Passado num pequena cidade, um assassino anda a solta. Ele liga para as suas futuras vítimas,e faz perguntas sobre filmes de terror,se a vítima erra,ela morre. A primeira vítima erra ao responder quem era o assassino no primeiro "Sexta-Feira 13". Nessa cena, o assassino pergunta se ela gosta de "A Hora do Pesadelo", ela responde que só do primeiro e os outros não prestam. Mas é claro, somente o primeiro é dirigido por Wes Craven!!!!


Com a morte de Drew Barrymore logo no começo (umas das poucas atrizes do filme que era conhecida naquele tempo), somos apresentados a Sidney (Neve Campbell), a heroína do filme.A um ano, Sidney testemunhou a morte violenta de sua mãe e acusou Cotton Weary como assassino,nessa época a repórter Gale Weathers (Courtenney Cox) cobriu o caso e escreveu um livro em que Weary era inocente e Sidney era maluca. Pronto em pouco tempo somos apresentados ao universo "Pânico".
A todo momento ficamos sabendo mais e mais da história,e a cada momento a história vai mudando. O que torna "Pânico" diferente? É a capacidade dele se auto critica, falando dos clichês dos filmes de terror, que são sempre iguais não importado em que geração é apresentado. Foi com "Pânico" que começou os horrores jovens (tais como "Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado"),e as terríveis parodias chamadas "Todo Mundo em Pânico".

Eu achei a luta final e a revelação do assassino, uma "viagem total", não sei porque. Pode ser porque pensei demais, e em filmes de terror tem que desligar o cérebro.
Vale a pena ver "Pânico"? Se quiser ver um filme de suspense ( eu achei nem um pouco assustador para ser terror),olha. Mas desligue o cérebro. Acho que a melhor coisa do filme foram as regras que devem seguir se quiserem sobreviver num filme de terror.

TRAILER
















Nenhum comentário:

Postar um comentário