terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Clube dos Cinco

Breakfast Club - 1985
Diretor: John Hughes
Elenco: Judd Nelson (John Bender); Emilio Estevez (Andrew Clark); Molly Ringwald (Claire Standish); Anthony Michael Hall (Brian Johnson) e Ally Sheedy (Allison Reynolds)


"Sábado, 24 de março de 1984. Escola Secundária de Shermer,6:02 da tarde Claro Sr. Vernon
Aceitamos o fato de ficar um sábado inteiro de castigo pelo que fizemos de errado. Se é que fizemos de errado.Mas achamos uma besteira que o senhor mandou que a gente fizem uma redação falando sobre nós mesmos. O senhor está nem aí. Pode nos ver do jeito que quiser. Resumindo a definição mais apropriada de nos ver como: um cerebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Correto? Foi assim como nos vimos hoje as 7 da manhã, e sofremos uma lavagem cerebral."


Com esse texto se inicia "Clube dos Cinco" dirigido por John Hughes, um ano antes do "Curtindo a Vida Adoidado", que até ontem era o meu filme favorito de Hughes,até ver o "Clube dos Cincos". Hughes foi ,sem dúvida, o melhor diretor/roterista sobre filmes adolescentes.


O enredo é "básicão", cinco jovens totalmente diferentes estão de detenção num sábado. Todos os cinco representam as "tribos sociais" presentes em qualquer escola, ou nesse caso em cada filme adolescente americano : Brian é o CDF, Andrew é o atleta, Claire é a garota popular, Allison é a esquisita, e Bender é o "bad boy" da escola.


Como uma história básica para uma comédia adolescente se tornou um grande icone da geração de 80? Um nome: John Hughes, que infelizmente faleceu recentemente. Hughes tinha um talento nato para dirigir/escrever filmes com a temática adolencente, onde ,normalmente, quem assiste consegue se identificar nos seus personagens.


Em uma hora e meia, temos a história completa e fechada, nesse tempo sabemos tudo que os personagens vivem até esse sábado. Nos primeiros minutos, quando os pais estão levando os filhos para o castigo, podemos ver como os pais tratam os filhos. Brian é pressionado pelos pais a esta sempre estudando; Andrew é forçado pelo pai em ser o campeão nos esportes que participa,e ele quer agradar seu pai; Allison, ao sair do carro, vai se despedir dos pais, mas o carro sai antes poder se despedir; Claire esta sendo xingada pelo pai por matar aula para fazer compras, mas o pai esta xingando e ao mesmo tempo esta dando um presente;e Bender vem sozinho.


Quando começa a detenção, ninguém quer falar com o outro, o único que falar é Bender que ataca todos,até que revela que revela que o pai bate nele.Aos poucos todos vão falando sobre os seus problemas, até que surgem as verdadeiras dúvidas. A primeira, acredito que é o tema principal do filme, será que eles serão como seus pais no futuro? É a dúvida que (praticamente) todos os jovens já se perguntaram isso em algum momento em sua vida. E em seguida, uma dúvida básica e normal de um adolescente, feita pelo Brian, se na segunda se continuariam amigos, se iriam conversar nos corredores.


Para quem é fã e ama "Curtido a Vida Adoidado", tem a OBRIGAÇÃO de assistir "O Clube dos Cinco". Não consigo imaginar se esse diretor,o mestre Hughes não ganhou nenhum prêmio, só uma homenagem no Oscar passado (2010),na qual devo dizer que me emocionei a ver a homenagem. Uma pequena curiosidade que torna esse filme mais fantástico: John Hughes escreveu esse roteiro em apenas 2 dias!!!


Ao acabar o dia, Brian escreve e deixa a redação na mesa do diretor.
"Caro Sr. Vernon,aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, o que fizemos de errado ... mas acho que você esta louco para fazer um texto dizendo o que nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro ... um atleta...um caso perdido...uma princesa...um criminoso. Isso responde a sua pergunta? Sinceramente, o Clube dos Cinco"


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário