sábado, 15 de janeiro de 2011

Miss Potter

Miss Potter - 2006
Diretor: Chris Noonan
Elenco: Renée Zellweger, Ewan McGregor, Emily Watson

Mais uma cinebiografia de uma escritora. Um filme que não foi muito (e ainda nem um pouco) conhecido aqui no Brasil, tanto o filme como a escritora retratada aqui,Beatrix Potter (clica aqui para mais informação), mesmo que pelo que me lembro era exibido na década de 90 na TV Cultura o desenho de Peter Rabbit( sua obra mais famosa).

Repetido o casal de "Abaixo o Amor",Renée Zellweger e Ewan McGregor, interpretam a escritora Beatrix Potter,e seu editor, Norman Warne. O filme pode ser dividido em duas atos, a história da publicação e do reconhecimento de Potter e da sua luta para preservação da natureza,mas as duas repleta de cliches.


No primeiro ato, somos apresentados a história de Beatrix Potter, suas dificuldades para que o sue livro fosse lançado. Dificuldades por ser mulher,solteira aos quase 30 anos e que não quer se casar. O filme se passa numa Londres do inicio do século XX, saindo do reinado da Rainha Vitoria, onde o papel da mulher na sociedade era de apenas se casar,ter filhos e cuidar do lar. Mas Beatrix nao queria viver a vida que seus pais haviam programado para ela. Quando conheceu Normam Warne, iniciaram um relacionamento onde logo se iniciou um noivado, seus pais não queriam que ela se casa-se com ele, só porque ele não pertencia a mesma classe social que os Potters, e seria mal visto na sociedade londrina.


O segundo ato, se inicia quase na última meia hora do filme,Beatrix sai de Londres e vai morar numa fazenda no interior da Inglaterra,onde inicia um movimento de preservação da natureza, já que fabricas estavam comprando terrenos para modernizar . Movimento que la criou continua em atividade, mesmo depois da sua morte.


Um filme simples, com os dois atos BEM divididos, tanto que parece que são dois filmes com a mesma personagem ( economizaram a continuação de 'Miss Potter 2"). Para quem quiser conhecer um pouco da história literária do inicio do século XX ou ver a sociedade inglesa pós-Vitoria pode ver, mas tem que se lembrar que falei no começo: é um filme cheio, mas cheio mesmo de cliches.






Trailer







Nenhum comentário:

Postar um comentário