quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei

The King´s Speech - 2010
Diretor: Tom Hooper
Elenco: Colin Firth (George VI); Helena Bonham Carter (Elizabeth); Geoffrey Rush (Lionel Logue); Guy Pearce (Edward VIII)


Filme para prêmios. Só isso o que posso falar, tanto que foi indicado a 12 Oscar, o filme com mais indicações. É bem o tema que a Academia gosta de premiar, uma história real de superação (que por acaso lembra "Uma Mente Brilhante).


O filme conta a história do rei do Reino Unido George VI,a sua luta contra a gagueira. Mas o filme se inicia antes da coroação dele, na época que nem herdeiro a coroa era. "Bertie" (apelido dado a sua familia a ele) apenas representava o seu pai em alguns eventos, e vivia com o medo se um dia teria que usar a coroa. Com o falecido do pai e a abdicação de seu irmão, "Bertie" se ver rei e a Inglaterra (e o mundo) estão prestes a passar pela Segunda Guerra Mundial. Como um principe, e logo depois um rei, precisa esta sempre em contato com seu povo, sua esposa, Elizabeth manda seu marido para se consultar com um excêntrico terapeuta, Lionel Logue. Os dois iniciam um tratamento que logo,Logue, se transforma num confidente de "Bertie".

Esse filme vale a pena assistir (assim como "Uma Mente Brilhante"), pois além de mostra o problema que George VI tinha, também mostra o aspecto humano da realeza britânica, não mostra por exemplo a coroação de George VI, mas sim o problema da gagueira na hora da coroação ou no discurso de declaração de guerra a Alemanha, que origina o título. Ou seja, "O Discurso do Rei" é como "A Rainha".
Certamente esse filme dará a Colin Firth a estatueta dourada, ao ver ele nesse filme não consigo imaginar que ele fez "Tudo que uma Garota Quer" ou "Bridget Jones", Geoffrey Rush, só para variar, esta fantástico nesse papel, e gostaria que ele ganhasse o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, seria melhor o Rush do que Bale ganha a estatueta.


Provavelmente irá ganhar o prêmio máximo, mas mesmo se não ganhar vale a pena assistirem o drama de George VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário