Star Wars Episode V - The Empire Strikes Back - 1980Direção: Irvin Kershner
Elenco: Mark Hamill (Luke Skywalker); Harrison Ford (Han Solo); Carrie Fisher (Princesa Leia); Billy Dee Williams (Lando Calrissian); David Prowse (Darth Vader - corpo); James Earl Jones (Darth Vader - voz); Frank Oz (Yoda - voz).
Duração: 124 minutos
Estréia: 21/05/1980 (EUA) - 18/09/1980 (BRA)
Indicado ao Oscar de Melhor Melhor Trilha Sonora, Direção de Arte - 1981
Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Som - 1981
Um grande acerto do Sr.Lucas. Pela primeira vez, um filme do meio de uma trilogia consegue superar o seu antecessor. Por ser um filme do meio da trilogia, o "O Império Contra Ataca" não tem um 'inicio' por assim dizer e nem um filme.
Depois do grande sucesso (financeiro) do anterior, Lucas conseguiu o dobro para usar no orçamento e ganhou total autonomia para fazer o que quisesse na saga. Com a pressão do sucesso do primeiro episódio, Lucas escreveu um roteiro com mais profundida e com novos planetas. No anterior,o verdadeiro vilão era o Grand Moff Tarkin, mas agora temos Darth Vader,e pela primeira vez aparece o tão temido Imperador.
A história começa algum tempo depois da vitória rebelde à Estrela da Morte, e os rebeldes estão fugindo para os mais diversos cantos da galaxia, a cada dia que se passa,Vader se torna mais obcecado por Luke por ter sentido a Força no rapaz. Com isso, o trio principal retornam. Luke se tornou um grande piloto e esta iniciando seu caminho no conhecimento da Força; Leia é uma líder da Aliança e Han se tornou um grande piloto que esta saindo da Aliança.Após um ataque imperial, Luke vai para Dagobah,enquanto Leia e Han tentam fugir dos impeiais.
Lucas trouxe novos personagens para história, mais tem um que se tornou popular, tão popular que é quase sinônimo do mestre Jedi: Yoda. Sendo apenas um marionete, esse Yoda é bem mais real do que nos novos episódios. Ao não aceitar treinar Luke por causa da idade, Yoda faz uma ligação ao "Episódio I". Durante o treinamento Jedi de Luke, somos apresentados aos caminhos misticos da Força. É nesse filme que aprendemos e aparece os poderes da Força.
Billy Dee Williams aparece como Lando Calrissian, um comerciante que antes fora conhecido de Han Solo e antigo dono da Millennium Falcon. Aqui ele tem uma pequena participação, serve apenas para conhecemos ele. E é claro a aparição relâmpago do caçador de recompesas,Boba Fett, que se tornou um icone.
Enquanto Luke esta treinando, Han e Leia se descobrem que estão começando a gostar um do outro, mas não querem aceitar isso. A cena em que ambos se revelam mostra porque Han Solo é realmente um safado.
Próximo ao final do filme,temos o nosso primeiro combate Jedi do cinema,Luke e Vader duelam e na luta tem a temida revelação,o porque Darth Vader esta loucamente procurando Luke, e com essa revelação Luke começa a trilhar um perigoso caminho que pode levar ao Lado Negro da Força.
"O Império Contra Ataca" é um filme (se não for o mais) sombrio da saga espacial. Se achamos fácil os rebeldes atacarem a Estrela da Morte e o pouco da força imperial,aqui temos o Império com força máxima.
Lucas fez umas das melhores continuações de todos os tempos. Os efeitos são bem feitos, usando maquetes e stop motion com fundos falsos. Eu gosto desses filmes que usam efeitos manuais, a cena dos meteoros, uma batata foi usada. A ILM mostrou um trabalho exemplar, que mostrou ao mundo o inicio da história da ILM. A cena final é uma obra de arte, parece um quadro desenhando.
"O Império Contra Ataca" acaba com um gosto de quero mais, de colocar "O Retorno de Jedi" assim que aparece o primeiro crédito.
Trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário