Batman Begins - 2005Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale (Bruce Wayne/Batman); Katie Holmes (Rachel Dawes); Liam Nelson (Henri Ducard); Michael Caine (Alfred); Gary Oldman (James Gordon); Cillian Murphy (Jonathan Crane/Espantalho)
Duração: 140 minutos
Estréia: 15/06/2005 (EUA) / 17/06/2005 (BRA)
Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia - 2006
Após o fracasso chamado "Batman e Robin" (em 1997), o homem-mocergo ficou na geladeira por quase 10 anos,até que é ressuscitado trazendo o Batman que os fãs conhecem dos quadrinhos.
Pela primeira vez no cinema,antes de se tratar do personagem Batman, somos apresentados ao homem por trás da máscara, Bruce Wayne. Os fã vão conhecer logo de inicio, qual história foi baseado esse filme: "Batman: Ano Um", cuja história se basea nos primeiros dias da cruzada de Batman. Diversos momentos do filme parece que foram tirados dessa história.
A decisão de recomeçar foi genial, mostrando que a fraquia anterior se encerrou. Wayne/Batman tem uma história fantástica e que poderia ser bem aproveitado nas telas, mas em vez disso ficava em segundo plano, e em primeiro era o vilão (Coringa e o Pinguim). Nolan abandonou a fantasia e tornou o universo Batman um universo real, largando a "dark" e gótica Gotham City numa cidade real. Até o uniforme do Batman ficou mais realista.
É imposível não comparar esse filme com os 4 anteriores. O foco principal é mostrar o porque e como Bruce Wayne se tornou o vigilante de Gotham. Ele como Batman só aparece depois da primeira hora, quando assisti no cinema, minha madastra estranhou porque o Batman não havia aparecido na tela, e meu pai respondeu: esta aparecendo, o Batman é Bruce Wayne. Nolan mostra que na verdade Bruce Wayne é uma pessoa doente, explora bem o psicologo do personagem.
Na primeira hora, é mostrada a relação que Bruce tinha com seus pais,a culpa e o trauma que o assassinato deles o afetaram. Mostrou aquilo que os fãs nunca viram nos filmes,o treinamento para um dia voltar a Gotham e 'vingar'.
O filme não tem nenhum pressa para mostrar a transformação da pessoa no lendário herói ("Homem de Ferro" copiou depois). Tudo é mostrado aos poucos e recheado de detalhes, item por item (do traje,a caverna e o batmóvel).
Quando Batman aparece, o filme se torna outro,tornando um filme de ação e policial. Gotham é mostrada como uma grande metropole,suja,decadente e dominada pelo o crime.
As cenas de ação foram muito bem montadas, não apelando para os efeitos especiais, mas tudo foi feito manualmente (recomendo que vejam o making off).
Quando vi quem seria o 'vilão' fiquei assustando, Espantalho e Ra´s Gul, mas mesmo esses não tão conhecidos pelo o grande público ficaram perfeitos, e a explicação da imortalidade de Ra´s Gul foi muito bem explicada nesse contexto de realidade.
Bale interprenta um Bruce como um perfeito playboy (assim como nos quadrinhos),personalidade adotada por ele para o seu nome ficar distante do Batman e para diferenciar a voz do Batman, gostei muito da troca de voz dos personagens.
Porque não fizeram um filme do homem mocergo tão bom em 1989??? Por causa dos efeitos? Bobagem! Begins só usa efeitos manuais. E a cena final, mesmo que foi sem querer, já deram a dica para continuação. Quando sair do cinema em 2005, pensei: "PQP!! A continuação vai ser F***!!!"
Esse filme mudou a forma de conta a origem do herói, sendo copiado nos demais filmes de heróis que vieram depois de "Batman Begins".
Trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário