sábado, 12 de março de 2011

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

Star Wars Episode I: The Phantom Menace - 1999
Direção: George Lucas
Elenco: Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi); Liam Neeson (Qui-Gon Jinn); Natalie Portman (Padmé Amidala); Jake Lloyd (Anakin Skywalker);Frank Oz (Yoda-voz); Samuel L. Jackson (Mace Windu)
Duração: 133 minutos
Estréia: 19/05/1999 (EUA); 24/06/1999 (BRA)

Indicado ao Oscar de Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais e Melhores Efeitos Sonoros - 2000
Foi o meu primeiro filme de Star Wars que vi no cinema. Na época eu gostei, mas depois de conhecer a história e a Trilogia Clássica começei a gostar cada vez menos desse filme. O único motivo que "gostei" desse filme, é porque me indroziu nesse universo ue não consegui sair mais.
Enquanto a Federação de Comércio esta para invadir o planeta Naboo, os jedis Qui-Gon e Obi-Wan são enviados para ajudar o planeta. Juntos com a rainha Amidala,que a Federação precisa da assinatura dela para legalizar a invação, fugem do planeta tentar ir para a capital da República para pedir ajuda do Senado,mas acabaram parando em Tatooine. Lá conhecem Anakin Skywalker, que Qui-Gon suspeita ser o escolhido que dará o equilibrio na Força.

Para quem não viu nada da saga, pode até gostar, mas quem conhece: deve esquecer todo. Será que o senhor Lucas viu a Trilogia Clássica antes de escrever esse roteiro? Existem várias e várias coisas que foram contadas na Trilogia Clássica que se contradizem nesse filme.

Um dos maiores erros do sr.Lucas, foi a morte de Qui-Gon. Qui-Gon é o primeiro Jedi que realmente vemos em ação. Liam Nelson interpretou com majestia o próprio Mestre Jedi que imaginamos,tanto na ação como na sabedoria na Força.

Falando na Força, que coisa é esse dos "midi-chlorians"? Perdeu a mistica que a Força tinha na Trilogia Clássica. E o Anakin? Eu não imagino que um dia seja o Darth Vader,ou se tem poder superior ao Mestre Yoda. E o Yoda, mais falso que na Trilogia Clássica. O grande problema do "Episódio I" é que ele é e vai sempre comparado a Trilogia Clássica. Se ele fosse um filme solo ou um inicio de uma saga,iria funcionar.

Vamos falar um pouco que esse filme tem de bom. Ao mostrar que os Jedis são a policia de elite da República, o sabre de luz em ação me fez querer ser um Jedi numa galaxia muito,muito distante. A trilha sonora,brilhante de John Williams é impecavel, "Duel of the Fates" é fantástica,e o duelo final de Obi-Wan e Darth Maul bem feita. E em efeitos especiais é impossivel falar mal de Pod Race, digna de Oscar mas naquele ano surgiu "Matrix".

"A Ameaça Fantasma" é uma bomba,mas porque tem nas costa o dever de ser o inicio de Star Wars. Algumas peças que um dia vai o universo da Trilogia Clássica aparecem,não se mexendo na direção dele, mas aparecem (pois ainda tem mais dois filmes para se completarem).

PS: É impossivel não falar mal de Jar Jar Binns. Nem quando tinha 10 anos (foi quando eu vi no cinema) eu aguentava o cara...o meu irmão até que gostou (ele tinha 5 anos na época).

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário